As metodologias ágeis são uma forma de acelerar entregas de um determinado projeto. Ela consiste no fracionamento de entregas para o cliente final em ciclos menores. Com isso, eventuais problemas podem ser corrigidos mais rapidamente e os planejamentos serem revistos com os métodos ágeis.
Você vai ler sobre:
Já falamos aqui no blog, sobre como as organizações estão sempre buscando maneiras de aumentar a produtividade de sua equipe. Neste sentido, a cultura da sua empresa pode ter um papel fundamental, pois é através dela que você pode implantar processos que estimulem o aumento da produtividade do time. Quando falamos de aumento de produtividade, as metodologias ágeis vêm ganhando cada vez mais importância. Mas, você sabe o que são métodos ágeis e como eles podem influenciar em seu negócio? Não? Então continue conosco, pois é sobre isso que falaremos no artigo de hoje.
Antes de sabermos o que são os métodos ágeis, é importante entender o que representa uma cultura de agilidade. Apesar de muitas pessoas confundirem, método ágil não é o mesmo que cultura ágil. De certa forma, eles estão ligados, mas não são a mesma coisa. Enquanto o primeiro se refere ao modo como a empresa enxerga seus processos, ou seja, o “porquê” de adotar práticas ágeis. Os métodos são os processos que a organização precisa adotar em seu dia a dia para garantir que a cultura de agilidade seja absorvida pelos colaboradores. Ou seja, se por um lado a cultura representa o “porquê”, os métodos são o “como” ela precisa agir para promover uma cultura ágil.
O que são métodos ágeis?
As metodologias ágeis são uma forma de acelerar entregas de um determinado projeto. Ela consiste no fracionamento de entregas para o cliente final em ciclos menores. Com isso, eventuais problemas podem ser corrigidos mais rapidamente e os planejamentos serem revistos. Apesar de sua aplicação ter iniciado e ser muito comum em equipes de desenvolvimento, a estratégia pode ser utilizada em qualquer tipo de projeto.
Com o foco no cliente final e na entrega de valor, os métodos ágeis visam estimular uma gestão de processos que garanta o controle e possíveis ajustes frequentemente. É uma filosofia que promove o trabalho em equipe, a colaboração entre os funcionários e a inteligência coletiva. Basicamente, os métodos ágeis são um conjunto de práticas eficazes que se destinam a tornar a entrega mais rápida de produtos de alta qualidade, tendo uma abordagem de negócios que alinha o desenvolvimento do projeto com as necessidades do cliente e os objetivos da empresa. Esse processo dá ao cliente a oportunidade de conhecer os resultados do trabalho antecipadamente, aumentando assim a sinergia entre a empresa, o cliente e o projeto.
Como já falamos aqui no blog, a transformação digital já é uma realidade nas grandes empresas. Neste sentido, contar com métodos ágeis é fundamental. Segundo estudo, realizado pela CA Technologies, 81% dos executivos acreditam que as metodologias ágeis são necessárias para uma transformação digital bem-sucedida e melhor desempenho do negócio. É exatamente por isso que a cultura ágil vem se tornando cada vez mais comum, principalmente nas empresas de TI.
Fonte: Métodos ágeis: o que são e como impactam o seu negócio? | Lumis Experience Platform